domingo, 31 de maio de 2009

NAB 2009 - A CONSOLIDAÇÃO DA TV DIGITAL DE ALTA DEFINIÇÃO.

Realizada anualmente pela Associação Nacional dos Radiodifusores dos Estados Unidos, (NAB - National Association of Broadcasters), a NABSHOW, aconteceu de 18 a 23 de abril, em Las Vegas.

O evento, que reúne os maiores fabricantes de equipamentos para emissoras e produtoras de Rádio e TV do mundo, é a referencia para lançamentos de equipamentos nesse segmento.

Esse ano foi de consolidação da TV digital de Alta Definição, como sistema de captação, finalização e exibição de TV.

Prova disso, foi a ampliação das linhas dos produtos HDTV existentes.

Entre as mais conhecidas, a PANASONIC investe no mercado Low Cost, com uma nova linha de câmeras com cartão P2 utilizando codec AVC, para facilitar a migração dos pequenos produtores e emissoras do SD para o HDTV com produtos da marca.

A marca também apresentou novos produtos com cartão P2 para produção de porte maior, com compressão AVC Intra, que segundo a fabricante, tem características superiores a concorrência, como uma menor perda de qualidade, quando empregada em multi-gerações. Para quem não conhece, degradação de sinal em multi-gerações, foi o que os fabricantes afirmaram que não haveria, quando lançaram os equipamentos digitais.

Também em HDTV, a JVC demonstrou inúmeras aplicações para as câmeras da linha GY HD, desde uma simples câmera de externa até equipamentos equipados para uso em estádios de futebol.

A Sony, dona do maior espaço no evento, reforçou sua linha de câmeras XDCAM HD, colocando no mercado a PDW 800, uma pequena evolução da PDW 700, que grava em disco óptico de 50Giga em 50Mbt's por segundo a 4:2:2: A câmera lançada agora, incorpora características que na PDW 700 eram opcionais.

A linha ganhou também um novo gravador, o PDW F1800, que pode fazer uma edição básica no material bruto captado em disco ou ser usado como nos antigos sistemas de corte seco, facilitando a migração de profissionais que ainda trabalham no sistema antigo.

A Sony também aposta nos modelos XDCAM EX, uma linha de baixo custo da família XDCAM HD. Com a linha EX, que grava em cartão de memória, a Sony pretende aplicar a participação em pequenas emissoras de TV e produtores. Para isso, assim como a JVC, lançou diversas configurações para a câmera EX 3, possibilitando inclusive seu uso como câmera de estúdio.

A linha HDV da Sony, de custo mais baixo ainda, continua viva

Uma das tendências que está crescendo é a TV com tecnologia 4K. Tanto no estande da Sony quanto no da JVC, foram instalados monitores de 50 polegadas, onde era possível “quase” encostar o olho na tela sem conseguir enxergar onde começa ou acaba o pixel.

A tecnologia 4K tem quase 5 vezes mais pontos de resolução que as atuais Full HD e o dobro da resolução das películas de cinema, mais podem ficar sossegados, essa tecnologia não vai obrigar ninguém a mudar de TV, ela é o cinema digital, ao menos por enquanto.

Os equipamentos de armazenagem de arquivos digitais, chamados de storages, e os sistemas de backup´s, ganham maior destaque a cada dia.

Com a tecnologia digital, a transferência de arquivo de cartões de memória, ou discos óticos para os computadores, fica cada vez rápida, e com isso, os volumes de arquivos armazenados crescem em ritmo frenético. Já existem cartões de 64 gigas. A logística de armazenamento desses arquivos, que saem dos cartões e vão para o computador, tem que ser confiável, pois em qualquer queima de hd sem redundância, pode comprometer um trabalho inteiro. Várias empresas apresentaram suas soluções, desde pequenos storages com 6 hd´s, até gigantescos com espaço para 64. A maior parte com redundância.

Mas a tendência mais forte do evento foi a TV de Alta Definição em 3 dimensões. Presente em todos os estandes das gigantes do ramo, a tecnologia 3D também tomava conta de algumas empresas menores. Essa tecnologia veio para ficar e em pouco tempo já vai abarrotar as prateleiras das locadoras com diversos títulos em Blue-ray.

De forma simplificada, as imagens em 3 dimensões são captadas com duas câmeras paralelas, com o sinal misturado em um conversor especial e editado em ilhas que suportam esse tipo de sinal, o FINAL CUT é um deles. Depois se exibe em monitores especiais. O resultado é maravilhoso.

Para conseguir ter a percepção em 3D's é necessária a utilização de óculos especiais que podem ser ativos (com circuitos eletrônicos) ou passivos (apenas lentes plásticas), de acordo com a técnica empregada na produção do filme. Sem os óculos, temos a impressão que a cena está fora de foco e com fantasmas.Assistir a um trecho do desenho Carros no estande da Panasonic ou a um filme feito pela Sony em 3D's era uma experiência e tanto.

Várias empresas brasileiras expuseram seus produtos, no que foi chamado de pavilhão brasileiro.

Mais uma vez nosso país mandou uma grande delegação, com mais de 1.000 pessoas.

Mais informações: www.nab.org

Silvio Reis Junior – Formado em Comunicação Social com especialização em Radio e TV na FAAP- SP, Pós-Graduado em Marketing Político pela USP. Produtor de Vídeo, diretor da Release Eletrônico. Trabalha com HDTV desde dezembro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário